Um pouco sobre mim

Autista | Altas Habilidades | Depressão leve

Descobri, no ano de 2023 e com 31 anos que sou um Autista de Suporte Leve.

Essa hipótese nunca foi levada em conta pois não tenho tantos traços característicos assim.

Como não tinha conhecimento de nada sobre saúde mental, o meu quadro de desatenção que é severo

passou batido também nesse tempo todo.

Engenheiro de Software Sênior

Iniciei nessa carreira oficialmente (como estagiário) há uns 5 anos, mais ou menos. Isso iniciou pouco tempo antes da pandemia (Não lembro se foi 2020 ou 2021).

Desde criança, amava computadores. Lembro exatamente da experiência que marcou o início dessa relação: meu pai havia ficado desempregado e parece que ele e minha mãe conversaram sobre o futuro e chegaram a conclusão que seria bom para ele aprender a mexer com computador.

Eles compraram um Compqa Presario. Não lembro o modelo, mas lembro que as caixas de som encaixavam naquela tela gigante quadrada. Parece com esse mas não é exatamente esse modelo:

https://www.youtube.com/watch?v=cHUoNUk2itc

Ao mesmo tempo, ele comprou uma série de CDs que ensinavam a usar a suíte do Office, da Microsoft.

Nossa! Eu amava aquele curso! Era um curso interativo e você aprendia de forma bem divertida!

Foi ali que começou a minha jornada com computadores. Mais ou menos.

Eu fiz curso de Redes, de montagem e manutenção mas nunca achei que programação seria para mim.

Quando eu terminei o Ensino Médio, eu não tinha uma grande base escolar, mas tinha algo. Fiz

vestibular e passei para o CEDERJ para Sistemas de Computação.

Fui fazendo o curso mas eu não consegui me conectar nele. Me deu a impressão que computação não era para mim.

Fiz até o segundo período e, enquanto isso, eu tinha passado no Enem e me inscrevi em Pedagogia, pois eu tive contato com a área de Educação pois minha mãe foi professora de português em escola particular (a escola que eu fiz todo o meu Ensino Fundamental) que tinha uma educação bacana e, graças ao trabalho da minha mãe, fiz de graça!

A jornada da Pedagogia talvez valha outros posts, mas adianto que foi uma experiência que me marcou!