Mentir

O efeito da mentira na minha vida fez com que eu perdesse a capacidade de confiar nos outros. Mais tarde, parei também de me importar em confiar nos outros por simplesmente assumir que podem estar mentindo.

Depois de parar de me importar, comecei a me acostumar com a presença da mentira, achando que ela faz parte da vida, achando que é normal que a mentira esteja sempre presente.

Neste momento perdi uma coisa muito importante que só hoje percebo, que é a capacidade de criar um laço de confiança com os outros seres humanos.

Uma vida onde a mentira está sempre presente é uma vida menos feliz e mais miserável. As sementes que plantamos quando a mentira existe, são sementes de ervas daninhas que estragam a nossa vida, pois elas minam as relações humanas.

Plantar mentiras é como dar um tiro no próprio pé e por isso é que hoje estou tentando voltar a me importar com a verdade e fazer esforços positivos para parar de mentir, mesmo que na minha perspectiva essas mentiras sejam pequenas ou aparentemente inofensivas.

Quero me tornar forte o suficiente para viver na presença da verdade e ajudar as pessoas ao meu redor a viverem na verdade também, caso assim desejem.

Entendo que terei que ser forte também para presenciar a mentira, e olhar para os outros com compaixão quando não tiverem força e coragem o suficiente para enfrentar a verdade - que, cá entre nós, não é sempre uma tarefa fácil.

--

A presença da mentira é comum nos dias atuais. Mas existe uma diferença considerável entre ser comum e ser normal.

Viver num mundo com mentiras faz mal, e tem feito muito mal. Mas temos o poder de mudar isso em nossas vidas. E isso pode inspirar as pessoas ao nosso redor a mudar a vida delas também. Mas vamos precisar de muita coragem para fazê-lo.

Bora?


You'll only receive email when they publish something new.

More from Onario
All posts